quarta-feira, 2 de julho de 2014
Sashimi de salmão, hossomakis variados, niguiri de polvo e skin
Pra variar um pouquinho, hoje o cardápio foi sashimi de salmão, hossomakis variados, niguiri de polvo e skin
Ingredientes:
2 xícaras de arroz japonês ou cateto
3 xícaras de água mineral
1/2 xícara de Vinagre para sushi
4 colheres de açúcar
1 colher de café de sal
2 tentáculos de polvo
1 cebola
2 dentes de alho
Uma folha de Louro
300g de salmão fresco com pele, não pode ser do congelado
4 algas secas
1 cenoura pequena ralada
Cebolinha picada bem pequena
2 fatias de manga madura em tirinhas
Cream cheese a gosto
Numa tijela disponha o arroz deixe de molho por aproximadamente 30 minutos. Com o auxílio de um coador labe bem o arroz, até a água que passar pelo arroz ficar transparente. Adicione a água e o arroz, mexa sem temperar e cozinhe em fogo baixo.
Desligue o fogo, deixe descansar por 5 minutos e despeje numa travessa.
Na mesma panela sem o arroz dissolva o sal e o açúcar no vinagre. Espalhe sobre o arroz e misture rapidamente,deixe esfriar.
O ideal é que antes de iniciar o preparo do sushi, você deve picar a cebolinha, manga e ralar a cenoura.
Retire a pele do salmão, passando levemente a lâmina da faca. Depois corte-a em tirinhas e leve a frigideira quente e sem óleo, pois o salmão já é bastante oleoso.
Ainda nos preparativos, cozinhe na panela de pressão o polvo com a cebola, o alho, o loro e 120ml de água. Pouca água basta, pois o polvo é composto de bastante água e o cozimento leberará esta água. Após levantar a pressão conte 10 minutos e esta pronto.
Desligue a panela e numa tijela adicione água e uma forma de gelo. Retire a pressão rapidamente com o auxilio de um garfo em baixo da torneira. mergulhe o polvo na água gelada por 1 minuto. Coloque-o de volta no caldo fervente por 1 minuto. Repita este processo pelo menos duas vezes e reserve-o. Este método ajuda a manter a cor e textura do polvo.
Utilizando uma tábua de madeira coloque a esteira de bambu, sobre a ela coloque 1 folha de alga seca. Próximo a área de montagemdo sushi deixe uma vazilha com água limpa. Umedeça uma das mãos e espalhe o arroz em uma camada de menos de meio centímetro, por no máximo 30 % da alga. Sobre ela adicione o recheio, logo após com o auxílio da esteira enrole o Hossomaki. A cada giro da esteira pressionar bem, enrolar apenas até cobrir todo o recheio, não precisa usar toda a alga na mesma preparação.
Retire a esteira e disponha o hossomaki na tábua. Com uma faca bem afiada e umida corte o excesso de alga. Corte o hossomaki ao meio, corte novamente as duas metades no meio. O sushi enrolado na alga, rende 8 porções simétricas.
Para o Niguiri, umedeça uma das mãos e com uma colher de sobremesa pegue uma porção do arroz. Aperte bem até que o arroz fique compactado, cubra com uma lâmina do polvo fatiado, lâmina skin ou de salmão.
Para o sashimi, utilize a faca bem afiada, corte as lâminas do peixe em diagonal de no máximo meio centímetro e não ultrapassando 6 centímetros de comprimento. Sirva com raiz forte, molho tarê e shoyo.
Dicas de recheio dos hossomakis:
Cenoura ralada, cebolinha e tirinhas de salmão;
Cream cheese, cebolinha e tirinhas de kani kama;
Cream cheese, cebolinha, tirinhas de manga e de kani kama;
Cream cheese, cebolinha e tirinhas de skin;
Skin é a pele do salmão grelhada, e o kani kama é a carne do siri processada, foi carinhosamente apelidada de salsicha do mar, o que importa é que é muito bom.
Abraços
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário